Seguro de vida: Entenda o que é e a sua importância

O seguro de vida é um produto que vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas que estão desenvolvendo o seu planejamento financeiro pessoal. Diferentemente do que muita gente acredita, ele pode ser utilizado em diversas situações, sendo uma boa opção para quem quer planejar o seu futuro com mais segurança.

Neste artigo, você vai entender melhor os conceitos que envolvem o seguro de vida, as suas coberturas e o papel deste produto em uma estratégia de planejamento. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato firmado entre uma pessoa física e uma seguradora com o objetivo de trazer proteção financeira tanto para o segurado quanto para os seus familiares. Ele pode ser acionado em caso de morte do segurado ou na ocorrência de doenças graves ou invalidez, impossibilitando ao segurado a continuidade de suas atividades laborativas.

Quais são as coberturas oferecidas por ele?

Um seguro de vida pode ser formado por mais de uma cobertura. Essas coberturas podem ser contratadas individualmente ou de forma conjunta.

Além da cobertura por morte, são comuns as coberturas por invalidez permanente total ou parcial por acidente, doenças graves, assim como por incapacidade temporária parcial ou total. Também há coberturas médico-hospitalares, diárias por internação hospitalar, entre outras. Cada seguradora oferece diferentes opções de coberturas que podem ser combinadas, criando produtos específicos voltados para as particularidades e necessidades de cada segurado.

Por que o seguro de vida é importante para a proteção da renda?

O seguro de vida é importante para a proteção da renda porque pode ser utilizado não só em caso de morte, mas também nas situações em que o segurado é afastado do trabalho e precisa de uma renda temporária. O mercado de seguros com perda de renda vem se expandido nos últimos anos, especialmente em razão da incerteza financeira relacionada à instabilidade econômica brasileira e ao elevado grau de desemprego.

O seguro de vida com perda de renda oferece apólices de cobertura em caso de incapacidade temporária. Também existem empresas que oferecem seguros para quem perdeu o emprego e não pode arcar com dívidas, por exemplo.

Quando contratar um seguro de vida?

Você pode contratar um seguro de vida a qualquer momento. Entretanto, é importante ter em mente que o valor do seguro é calculado de acordo com a idade. Quanto mais velho o segurado, mais alto será o preço. Além disso, algumas seguradoras impõem restrições a partir dos 60 anos para aquelas pessoas que buscam a contratação da primeira apólice.

A estratégia com relação à contratação do seguro de vida vai variar de acordo com a disponibilidade financeira, a carteira de investimentos e o planejamento financeiro de cada pessoa. Por isso, a definição da melhor opção vai depender das particularidades e do planejamento individual de cada investidor. Contar com o apoio de uma empresa especializada pode trazer mais segurança na sua decisão, por isso considere a possibilidade de contratar uma consultoria especializada.

Você tem dúvidas sobre o seguro de vida? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dúvidas, opiniões ou experiência a respeito do assunto.

2 Comentários

  1. Tenho 68 anos, quais as possibilidades de um seguro de vida para mim e, qual seria também o preço?
    Como e realizado o sistema do pagamento das mensalidades?
    Sou aposentado, o que isso poderia influenciar no caso de poder fazer um seguro de vida?
    Obrigado!

    • Oneprev Responder

      Olá José Maria,a OnePrev oferece consultoria na qual poderemos esclarecer suas dúvidas e oferecer a melhor opção de benefícios/custos que se encaixa exatamente com a sua necessidade.Estamos a disposição para lhe atender e oferecer a melhor alternativa. Devido isso pedimos que entre em contato conosco pelo telefone (31) 3327-3787 ou pelo email contato@oneprev.com.br , ou se preferir deixe seu contato, que o contatamos.
      Obrigado pelo contato

Escreva um comentário