Saiba como poupar dinheiro e tenha maior segurança financeira - Blog - One Prev Consultoria

Não importa qual seja o tamanho da sua renda: saber como poupar dinheiro é essencial para a saúde financeira de qualquer pessoa. Só assim é possível construir uma boa reserva de emergência e multiplicar o patrimônio por meio de investimentos.

Dessa forma, você garante total segurança em situações inesperadas, como impossibilidade de trabalhar ou doença na família. Criar esse hábito também ajuda a realizar sonhos de curto e longo prazo, além de possibilitar total controle sobre o orçamento pessoal.

Com tantas vantagens, é inegável que guardar uma parcela do que ganha é um ótimo negócio. Para ajudar você a fazer isso com eficiência, listamos neste post algumas dicas valiosas para o seu dia a dia. Quer saber mais? Confira a seguir!

Registre todas as suas despesas

O primeiro passo para começar a poupar é descobrir exatamente quanto você gasta por mês. Anote todas as suas despesas, até mesmo as mais inocentes, como aquele cafezinho depois do almoço. Assim, você verá quais são seus gastos fixos e variáveis e poderá analisar com precisão para onde está indo o seu dinheiro.

Ao fazer isso, será possível enxergar com clareza quais supérfluos podem ser eliminados, a fim de separar uma parcela maior da renda para sua reserva.

Crie metas mensais de gastos

Após avaliar sua renda e suas despesas, você deverá criar um orçamento fixo mensal. Há vários métodos para fazer isso, como planilhas, cadernos ou aplicativos de controle financeiro. Escolha o que preferir e siga seu planejamento à risca.

Uma boa forma de se organizar é criar categorias dentro do orçamento, como moradia, saúde, transporte, alimentação, bem-estar e poupança/investimentos. Muitos educadores financeiros aconselham separar pelo menos 10% a 15% da renda para a reserva, mas muita gente trabalha com parcelas maiores, de 40% a 50%, o que aumenta a segurança e amplia as possibilidades de aplicações.

Defina quanto vai separar para cada categoria no momento em que o dinheiro entrar na conta. Assim, você garante que, pelo menos, uma parte da renda será usada para aumentar seu patrimônio. Um bom orçamento também é essencial para planejar melhor os gastos mensais e limitar possíveis excessos.

Defina objetivos e prazos

Poupar apenas para acumular patrimônio não costuma dar certo, pois não há um real objetivo a ser conquistado. Para conseguir manter o foco, é preciso criar metas e prazos para cumpri-las. Liste seus sonhos e defina em quanto tempo deseja realizá-los. Assim, você saberá exatamente quanto poupar por mês e qual será o destino desse dinheiro.

Esses objetivos podem ser de curto ou longo prazo. Veja alguns exemplos:

  • reserva de emergência;
  • viagem de férias;
  • trocar de carro;
  • garantir uma aposentadoria tranquila;
  • pagar a faculdade dos filhos;
  • comprar um novo imóvel.

Para cada meta, um plano diferente deve ser traçado. Você deve verificar quanto poderá reservar por mês e qual opção de investimento é a ideal para fazer o dinheiro render de forma adequada.

Agora que você já sabe como poupar dinheiro, é hora de colocar a mão na massa! Além de planejar seu orçamento, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar um comportamento consciente no dia a dia. Com isso, você conseguirá utilizar seu dinheiro com mais inteligência e poupar cada vez mais para atingir seus objetivos.

Gostou do post? Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo sobre planejamento financeiro. Estamos no Facebook e no LinkedIn!