Consultoria Financeira: 5 motivos para ter uma consultoria financeira

Gerenciar as finanças é um desafio diário. Equilibrar o orçamento, controlando bem as despesas, é o primeiro passo para quem quer ser bem-sucedido financeiramente, mas isso, nem de longe, é uma tarefa tranquila. O dinheiro deve servir para prover não só o nosso sustento, como também os nossos sonhos. Só que, sem um controle adequado, os nossos objetivos vão se perdendo. É para evitar esse tipo de situação que existe a consultoria financeira.

As razões para contratar uma consultoria financeira são variadas e vão desde necessidades emergenciais (como reduzir o endividamento) aos objetivos de longo prazo. Em qualquer situação, a consultoria financeira vai servir como um processo de orientação para que você tome as melhores decisões.

Qual é o papel do consultor financeiro?

O consultor financeiro é o profissional que presta um serviço de orientação aos seus clientes, auxiliando-os a gerenciar melhor seus orçamentos. Ele atua, portanto, no diagnóstico da situação financeira, no planejamento pessoal e na educação financeira. Dessa forma, tem uma importante contribuição na tomada de decisões.

Para isso, o profissional deve ter conhecimento aprofundado sobre finanças. Ele deve ser capaz, também, de analisar o perfil dos seus clientes, a fim de compreender suas necessidades e características. Esses são aspectos importantes, sobretudo, quando a consultoria financeira se volta para algumas questões, como investimentos, que dependem da tolerância do investidor a riscos.

Como funciona uma consultoria financeira pessoal?

A consultoria financeira é um processo de aconselhamento, que pode ser buscado em diferentes momentos da vida. Serve, por exemplo, para auxiliar uma pessoa que quer começar a investir seu dinheiro, mas tem dúvidas sobre como começar. É possível, ainda, que a consultoria financeira auxilie aqueles que estão com dificuldade em equilibrar as finanças. Enfim, é um serviço que se volta tanto para os desafios quanto para as oportunidades, mas tudo dependerá das necessidades do cliente.

Por isso, o primeiro passo para iniciar a consultoria financeira é ter clareza dos seus propósitos. A partir daí, o consultor financeiro vai aprofundar a compreensão sobre o seu perfil e sobre as suas demandas. Isso é feito por meio de uma entrevista, seguida de análises sobre a forma com que você lida com o dinheiro. É, basicamente, um mapeamento das suas finanças.

Esse processo de análise vai verificar as suas receitas e suas despesas com o objetivo de identificar quais são as correções necessárias a fazer — por exemplo, redução de gastos — e como é possível fazer o seu dinheiro render mais.

Por que contratar uma consultoria financeira?

Como mencionamos no início deste artigo, a consultoria financeira serve aos mais variados propósitos. Vamos destacar quatro razões para contratá-la. Confira!

Alcançar objetivos financeiros

O dinheiro que você conquista com seu trabalho deve servir para garantir o seu sustento, mas não é só para isso que nos esforçamos. Nos esforçamos, também, para realizar sonhos. Um consultor financeiro vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Como? Analisando sua situação financeira e traçando estratégias para que você atinja suas metas de curto, médio e longo prazo.

Saber como funciona o incentivo fiscal para imposto de renda

O pagamento do imposto de renda consome um percentual considerável dos rendimentos das famílias brasileiras, mas é possível minimizar esse impacto recorrendo aos incentivos fiscais. O consultor financeiro, nesse caso, vai avaliar essas oportunidades e orientar sobre como é possível aproveitá-las.

Identificar melhores investimentos

As aplicações financeiras são aliadas do seu orçamento. O dinheiro, quando não é investido, costuma ser gasto superficialmente ou deixa de render o quanto poderia. É por isso que é importante investir, mas não só isso: é preciso investir em ativos que gerem o melhor retorno possível para o grau de risco que você está disposto a assumir. O consultor financeiro vai analisar o seu perfil e indicar quais são as melhores opções do mercado financeiro.

Aprender a se organizar melhor

O planejamento financeiro é uma das principais razões para contratar uma consultoria financeira. É por meio desse planejamento que você conseguirá se organizar melhor para que o orçamento esteja sempre equilibrado.

É importante lembrar, ainda, que a consultoria financeira é uma forma de se preparar para o futuro. Quanto mais cedo você começar a se organizar para ele, melhor.

Quer saber mais sobre consultoria financeira? Entre em contato conosco!