Entenda o que é e a importância da blindagem patrimonial!

Se você se preocupa com o bem-estar financeiro de sua família, é muito importante proteger o seu patrimônio de imprevistos. Afinal, o valor econômico de seus bens e investimentos pode ser afetado em diversas circunstâncias, conforme você vai ver neste artigo. Para evitar complicações tributárias e judiciais, a solução é a blindagem patrimonial.

Tudo o que você possui foi construído com muita dedicação. Por isso, é necessário resguardar os seus bens de forma correta. Então, continue lendo este artigo para entender o que é blindagem patrimonial e veja qual é a melhor forma de proteger tudo aquilo que você tem conquistado.

O que é blindagem patrimonial?

Blindagem patrimonial se refere a um conjunto de medidas que são tomadas para proteger bens, investimentos, dinheiro e assim por diante. Algumas ações envolvem criar uma pessoa jurídica e transferir para ela aquilo que você possui. Assim, no caso de você ter dívidas, por exemplo, seus bens não serão afetados.

Também há formas de garantir que, no caso de seu falecimento, seus bens sejam transferidos para as pessoas de sua escolha, sem que haja aquelas complicadas disputas judiciais. Além disso, se você for sócio de alguma empresa, a blindagem patrimonial protegerá os seus bens no caso de ela passar por alguma crise financeira ou ação judicial.

Quais são os riscos de não blindar o seu patrimônio?

Não blindar o seu patrimônio pode trazer consequências desagradáveis, como o pagamento de altos impostos. Na verdade, no Brasil, a carga tributária é bastante elevada. Porém, se você não tomar as providências corretas, pagará altos impostos desnecessariamente.

Além da questão tributária, também há as disputas de herdeiros que podem fragilizar tudo aquilo que você construiu. Trata-se de um problema que pode ser evitado com a blindagem patrimonial. Por fim, deixar de blindar o patrimônio pode colocar seus bens em risco no caso de você vir a ter dívidas.

Como blindar o seu patrimônio?

Os seguros de vida resgatáveis têm a interessante característica de permitir o resgate dos valores pagos. Os valores contribuídos passam a compor um fundo que é reajustado anualmente de acordo com o IPCA. Enquanto não houver falecimento, invalidez ou resgate, o dinheiro investido pertence à seguradora, e não ao titular.

As holdings patrimoniais são uma forma eficiente de proteger os seus bens. Trata-se de uma pessoa jurídica constituída exclusivamente com o objetivo de administrar os bens de uma pessoa física ou de uma família. Assim, se alguma ação judicial atingir você, seus bens permanecerão protegidos pela pessoa jurídica que criou.

Tendo criado uma holding para administrar os seus bens, é possível determinar claramente quem serão os sucessores que terão direito à herança. Isso evitará longas e complicadas disputas judiciais. Assim, você garantirá que seus bens sejam transferidos às pessoas certas.

Conforme você viu neste artigo, um planejamento financeiro e sucessório é importante para proteger o seu patrimônio. Essas medidas são amparadas por lei, mas uma consultoria especializada é essencial para não correr o risco de fazer algo ilegal, ou que acabe colocando o seu patrimônio em risco.

A blindagem patrimonial é apenas um dos aspectos do planejamento financeiro, que é algo crucial para a segurança financeira de sua família. É importante que os seus amigos se informem a respeito disso. Portanto, compartilhe este artigo com eles nas redes sociais!

Escreva um comentário