Seguro de Vida: 5 dúvidas esclarecidas sobre um seguro de vida

É comum que algumas pessoas não gostem de falar sobre seguro de vida e justifiquem o fato dizendo não gostar de pensar em fatalidades, mas a verdade é que a maioria delas está mesmo é cansada de ouvir ofertas desse produto — vindas de seus gerentes do banco — e que, quase sempre, estão muito aquém de seus perfis e necessidades.

Não aceitar tais ofertas, na verdade, é um posicionamento muito positivo, afinal de contas, os bancos têm limitações quanto à oferta de seguradoras e não são especialistas no assunto, por isso, nem sempre conseguirão ofertar o melhor seguro.

Mas analisar e contratar um seguro de vida é, realmente, muito importante e, para provar isso, neste post, listamos as principais dúvidas que, depois de esclarecidas, podem mostrar quais os próximos passos. Confira!

1. Como funciona a cobertura do seguro de vida?

A contratação de um seguro de vida oferece a possibilidade de receber uma indenização paga pela seguradora nos casos previstos pela cobertura do plano, sendo a mais básica aquela que cobre a morte do segurado, e as opcionais, aquelas como invalidez parcial ou permanente por causa de um acidente.

Na lógica do plano, os fatores de risco do interessado no seguro são avaliados pela seguradora, que determina qual seria o valor a ser recebido em cada uma das ocorrências, e claro, as restrições na contratação.

A maioria delas, por exemplo, tem uma idade limite para a contratação de 64 anos.

2. Quais são os principais tipos de seguro pessoal?

Existe uma infinidade de seguros de vida, formas de quitação do plano e coberturas possíveis, por isso, a orientação como a oferecida pela One Prev é fundamental. Entre os principais, podemos citar:

  • vida completa, que prevê uma cobertura aos beneficiários em qualquer ocorrência durante a vida do segurado;
  • temporário, que tem um período limitado para as indenizações, como o de um intercâmbio no exterior;
  • doenças graves;
  • renda hospitalar;
  • morte acidental;
  • assistência funeral e outros.

3. Quem se beneficia da apólice do seguro de vida?

O segurado pode indicar quem serão seus beneficiários em caso de morte, mas, na ausência desse direcionamento, por Lei, os herdeiros legais receberão o prêmio da apólice.

As coberturas adicionais, como sobre doenças graves e assistência funeral, têm regras específicas quanto ao seu acionamento, mas, de forma geral, são disponibilizadas ao segurado.

3. Como o valor da apólice é calculado?

Os prêmios, ou seja, o que será recebido pelo favorecido, podem ser calculados individualmente em uma apólice personalizada, ou de maneira geral, em um seguro que considera estatísticas de um perfil determinado de clientes. Esses dados demonstram o risco de tais sinistros acontecerem.

Quanto maior for o prêmio, maior será o valor total a ser pago, seja em parcela única, seja de forma parcelada. A escolha da forma de pagamento, inclusive, deve estar de acordo com o orçamento familiar.

4. O que acontece com o dinheiro investido no seguro de vida?

Existem modalidades de parcelas de seguros resgatáveis ou não, assim, no primeiro caso, é possível reaver os valores pagos com abatimentos administrativos. Isso, porém, pode implicar a perda ou diminuição dos direitos de acionamento das coberturas.

5. É muito difícil acionar o seguro de vida?

Esse não é só um questionamento, mas também um mito que marcou muitas pessoas no passado. Isso porque, antigamente, as seguradoras tinham um filtro menor na hora de aceitar segurados e, na hora do acionamento, precisavam solicitar uma série de documentações e comprovações que retardavam ou até impediam o processo, o que, por consequência, causava extremo descrédito.

Porém, atualmente, a estratégia é exatamente o contrário. Em vez de venderem seguros sem critérios de seleção ou personalização da apólice, as seguradoras agora usam complexos estudos atuariais no processo, que garantem que o acionamento seja muito mais simples.

Sua visão sobre o seguro de vida mudou? Saiba que ainda existem muitos pontos que podem tornar o plano ainda mais vantajoso para seu perfil. Entre em contato agora mesmo com um dos consultores da One Prev e descubra mais.