Consórcio de automóvel: Veja o que é, como fazer e quais as vantagens!

Está pensando em comprar um carro? Não seria ótimo evitar os altos juros dos financiamentos convencionais? Então, saiba que uma ótima opção é fazer um consórcio de automóvel. Para quem tem dificuldade de juntar dinheiro, o consórcio é uma mão na roda! Afinal, essa é uma forma de guardar dinheiro por meio de boleto bancário ou débito em conta.

Apesar de o consórcio ser bastante utilizado para aquisição de diversos bens, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de seu funcionamento. Portanto, continue lendo este artigo para entender como funciona um consórcio de automóvel e quais são suas vantagens.

O que é e como funciona o consórcio de automóvel?

O consórcio permite adquirir um bem de forma coletiva. Uma administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em certo bem. Todo mês, os integrantes do grupo, também chamados de cotistas, pagam as suas contribuições para formar o fundo comum.

Assim que você entra para um consórcio de automóvel, escolhe o modelo que está interessado em adquirir. Outra opção é simplesmente escolher o valor da carta de crédito de acordo com o carro que você deseja comprar. Assim, sendo contemplado, você pode comprar um automóvel de qualquer marca ou modelo, desde que esteja compatível com o valor da carta.

A contemplação pode ocorrer por sorteio. Sendo sorteado, você recebe a carta de crédito. Porém, também é possível oferecer um lance, uma espécie de adiantamento de parcelas. Quem oferece um lance de valor alto pode ser contemplado sem ter que ser sorteado.

Quais são as vantagens?

O consórcio de automóvel é uma boa opção de investimento para qualquer pessoa. Porém, ele é especialmente vantajoso para quem tem dificuldade de guardar dinheiro. Afinal, ajuda a fazer um bom planejamento do valor que você deve poupar a cada mês. Aliás, planejamento financeiro é essencial a fim de alcançar seus sonhos.

No consórcio, não há incidência de juros. Você paga apenas algumas pequenas taxas que são muito mais baixas que o valor dos juros presentes nos financiamentos.

Um consórcio não tem tantas exigências quanto o financiamento. Além disso, nessa opção, a administradora é a responsável por adquirir o bem. Portanto, você não tem que se preocupar com a documentação do carro.

Como fazer um consórcio de automóvel?

O primeiro passo é entrar em contato com a administradora. Por exemplo, no caso da One Prev, basta enviar um e-mail informando o seu desejo. Você também pode fazer uma ligação ou simplesmente informar os seus dados no site para receber um contato da equipe de atendimento.

Assim que você receber o contrato para assinar, leia-o com atenção. É natural ter questionamentos e não entender alguns pontos. Portanto, tire todas as suas dúvidas com o representante da administradora para que você entenda cada detalhe do seu consórcio.

Conforme você viu neste artigo, o consórcio de automóvel é uma boa solução para adquirir o seu carro sem ter de pagar altos juros, aumentando, assim, o seu patrimônio. Porém, é importante que você faça isso junto a uma administradora de confiança. Afinal, ninguém quer guardar dinheiro em uma instituição sem credibilidade.

Por isso, analise a reputação da administradora de consórcios e certifique-se de que ela já esteja há um bom tempo no mercado. Leve em conta também a opinião de pessoas que já são clientes da empresa. Você pode encontrar o depoimento delas na internet.

Gostou do post sobre consórcio de automóvel? O que acha de conhecer as opções da One Prev? Entre em contato conosco e veja por que nós somos a melhor opção para ajudá-lo a realizar os seus sonhos!

Escreva um comentário