Consórcios:Saiba como aumentar o seu patrimônio com esta ferramenta

A venda de cotas de consórcio é uma prática bastante conhecida no mercado brasileiro. O que muita gente não sabe é que este tipo de estratégia é uma solução interessante para aquelas pessoas que desejam investir. Neste artigo, você vai conhecer os conceitos do consórcio imobiliário e do consórcio de automóvel e a relação com o mercado investidor.

Além disso, vamos trazer dicas de como escolher o consórcio ideal e de que forma ele pode ajudar na estratégia de investimento e aumento do seu patrimônio pessoal. Acompanhe!

O que é um consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário é indicado para aquelas pessoas que desejam comprar um imóvel, mas não têm pressa para fechar a negociação e receber o bem. A vantagem do consórcio imobiliário em relação aos investimentos é a ausência de juros, já que no consórcio não existe obrigação de pagamento de juros, mas sim da chamada taxa de administração. Adquirir uma casa por meio de consórcio pode representar uma economia significativa em taxas e juros.

O que é um consórcio de automóvel?

O consórcio de automóvel funciona de uma maneira muito semelhante ao consórcio de imóvel, com a diferença que o bem recebido pelo consorciado é um carro e não uma casa ou apartamento.

No consórcio de automóvel, os custos também são mais baixos e, nos casos em que o interessado não tem pressa de receber o bem, ele se apresenta como uma solução mais interessante do que financiamentos ou outras modalidades de aquisição. É neste sentido que os consórcios são vistos como mais vantajosos para quem deseja adquirir bens para aumentar o seu patrimônio e não necessariamente para cobrir uma necessidade urgente.

Como os consórcios podem ajudar a aumentar o patrimônio?

O consórcio como investimento é visto como uma espécie de “poupança programada”. Isso porque, na prática, ele funciona por meio da destinação regular de uma determinada quantia de dinheiro com o objetivo de alcançar um propósito.

Ele pode ser utilizado como uma forma de gestão e disciplina financeira, já que exige o compromisso do pagamento das parcelas. Em troca da regularidade no pagamento, o consorciado pode receber um imóvel ou automóvel. Entretanto, é importante ter em mente que, diferentemente de grande parte dos investimentos, o consórcio não prevê o recebimento de dividendos, mas sim de um bem.

Como escolher o consórcio ideal?

O primeiro passo na escolha do consórcio é a busca de informações sobre a administradora. Procure uma empresa com histórico positivo no mercado. Após definir a administradora, você deve atentar para o contrato, que deve conter informações claras sobre os valores das parcelas, índice de reajuste, regras dos lances, prazos, taxas cobradas e normas gerais. Em caso de dúvidas sobre qualquer ponto, é importante sanar estas questões antes de assinar o documento. Também é preciso confirmar a forma de pagamento, os valores cobrados a título de taxa de administração e a cobrança de fundo de reserva.

Ao optar por um consórcio, é importante que você tenha clareza com relação ao seu planejamento financeiro pessoal e os objetivos de firmar este tipo de contrato. Contar com a orientação de profissionais especializados faz toda a diferença no processo de escolha da melhor opção dentro das suas necessidades.

Agora que você já sabe as vantagens do consórcio imobiliário e do consórcio de automóvel, que tal começar a investir nestas soluções e aumentar o seu patrimônio? Entre em contato com a One Prev e descubra como podemos ajudar no seu planejamento financeiro pessoal!