Investimentos: Saiba como investir o seu dinheiro de uma vez por todas.

Poucas pessoas ficam confortáveis em dizer que sabem como investir dinheiro, e isso não tem nada a ver com o montante que elas possuem para realizar suas aplicações ou seu perfil de investimento.

O informativo de agosto de 2018 da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) destaca que menos da metade dos brasileiros possui dinheiro aplicado e, entre os classificados como investidores, 89% deles acabam adotando a poupança como aplicação principal.

É bem provável que muitos estejam esperando grandes quantias de dinheiro sobrarem de seus salários e outros prefiram a poupança por ela não ter grandes surpresas.

Se você está em alguma dessas situações, tenha em mente que saber investir é, antes de tudo, fazer escolhas conscientes e fundamentadas, saindo do tradicional sem necessariamente se arriscar. Quer saber como fazer isso? Confira algumas dicas.

Pratique a desbancarização

Para os bancos, quanto maior for o pacote de serviços contratado por seus clientes, maiores são seus lucros. E nesse conjunto não está apenas a questionável tarifa de manutenção de conta, mas o cartão de crédito, seguros, empréstimos e, claro, os investimentos.

Não por acaso, suas estratégias sempre oferecem condições especiais para a incorporação de mais serviços. A questão é que essa infinidade de soluções engessa as escolhas dos clientes, faz com que eles se acomodem e deixem de procurar possibilidades mais vantajosas.

É preciso entender que existem investimentos consideravelmente melhores fora dos bancos, afinal de contas, eles tendem a oferecer seus próprios fundos, previdências e demais soluções para lucrarem com suas taxas, não é mesmo?

Diminuir a dependência dessa relação e praticar a desbancarização, portanto, é um caminho para investir melhor.

Abra sua mente para novas formas de investimento

O informativo da ANBIMA mostra que a maioria dos investidores acaba recorrendo à poupança. Isso acontece pela facilidade, por acreditarem saber como ela funciona ou até mesmo por entenderem que a alternativa seria a Bolsa de Valores e suas arriscadas ações.

A realidade é bem diferente e nela existe uma infinidade de aplicações de diversos percentuais de risco, inclusive algumas tão conservadoras quanto a poupança, que possuem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) assim como ela, mas oferecem rentabilidades melhores.

O ideal é não limitar as possibilidades, mas determinar objetivos e parâmetros que ajudem na escolha do investimento mais adequado para o perfil. No planejamento pessoal da One Prev, esse estudo estratégico é um dos pilares para o sucesso financeiro, por exemplo.

Contrate um consultor para saber como investir dinheiro

É fundamental que um investidor entenda tudo sobre suas aplicações e variáveis, mas buscar uma consultoria para escolher os melhores investimentos é essencial, afinal de contas, essa é a especialidade deles.

É diferente, por exemplo, de pedir conselhos ou orientações para o gerente do banco. Em sua resposta, provavelmente os interesses da instituição e até a dele próprio serão colocados na equação, afinal de contas, possui metas comerciais para bater.

Um consultor tem uma visão muito mais ampla do mercado, não tem limitações em relação a quais produtos de investimentos oferecer e acompanha diariamente as tendências e notícias do setor.

Reduza despesas e determine metas

Para encher um tanque, é preciso estancar sua vazão e os furos da estrutura. Em outras palavras, para investir bem, é preciso cortar as despesas supérfluas. Isso garante que os objetivos traçados possam ser conquistados no tempo certo e, claro, que sobre mais recursos para serem aplicados.

Dedicar um tempo da rotina para ler e estudar como investir dinheiro também é muito importante. Ainda que você busque orientações sobre como aplicar seus recursos, a decisão, como foi mencionado no início deste post, é sua.

Se você precisa de uma fonte rica de informações, o site da One Prev pode tirar muitas dúvidas. Conheça nossos serviços e saiba um pouco mais sobre a empresa.