Cartão de Crédito: Você realmente sabe como usar?

Já que ele está bastante presente na rotina dos brasileiros, você provavelmente nunca se perguntou se realmente sabe como usar o cartão de crédito. Por mais que seja uma excelente ferramenta, precisa ser utilizado com cautela para evitar gastos desnecessários e endividamentos.

Então, selecionamos algumas das melhores práticas para usar o cartão de crédito da melhor maneira, prezando sempre pelo consumo consciente e evitando ao máximo as compras por impulso. Confira!

Acompanhe os seus gastos

O passo mais importante para usar o cartão de crédito corretamente é entender bem as suas despesas. Como o “dinheiro de plástico” permite comprar e só pagar depois, é comum que deixemos para analisar os custos apenas quando a fatura fecha.

O ideal é observar os gastos conforme você passa o cartão. As melhores instituições financeiras já oferecem aplicativos para fazer esse acompanhamento, permitindo um planejamento financeiro mais atento, com compras que, de fato, caibam no seu bolso.

Não use o limite como extensão do seu salário

Ainda em linha com um planejamento adequado dos seus gastos, é importante ter em mente que o limite do cartão não é uma quantia que você pode gastar a mais. É um crédito que permite fazer certos pagamentos e parcelar compras, o que não significa que você pode gastar além daquilo que é capaz de pagar.

Portanto, para ajudar a manter positivos os orçamentos familiar ou individual, certifique-se de que o limite do seu cartão não seja maior que o seu salário.

Utilize apenas um cartão

A recomendação de não ter diversos cartões de crédito tem a função de evitar que você perca o controle das suas finanças. Ter cartões a mais pode representar uma tentação para gastar mais, sem contar que vai exigir mais de você para fazer o controle financeiro.

Nunca pague apenas o mínimo

Pagar o mínimo do cartão pode parecer uma boa ideia quando você precisa do dinheiro para pagar outra despesa, mas a verdade é que isso pode prejudicar — e muito — o seu endividamento. Os juros de financiamento do cartão de crédito estão entre os maiores do mercado.

Logo, planeje-se para pagar o valor total da fatura, use o mínimo apenas em último caso e, quando usar, esforce-se para pagar a quantia pendente o quanto antes.

Evite taxas de anuidade

Você sabia que há operadoras de cartão de crédito que não cobram anuidade? Já que essas empresas ganham uma pequena porcentagem cada vez que os clientes utilizam seus cartões, algumas delas abrem mão dessa tarifa para se diferenciarem no mercado.

Sendo assim, se estiver pagando anuidade sem receber benefícios, como descontos ou a participação em um bom programa de pontos, pode estar na hora de pesquisar outro cartão e poupar dinheiro com sua nova escolha.

E então, já sabe como usar o cartão de crédito da forma mais adequada? Comece já a colocar essas dicas em prática e veja como sua relação com esse dispositivo certamente mudará para melhor.

Agora, lembre-se de compartilhar o post nas redes sociais! Assim, mais pessoas terão acesso a informações tão importantes para a saúde financeira.

Escreva um comentário