3 benefícios do planejamento financeiro para a sua vida!

Para alcançarmos nossos objetivos, precisamos de organização e planos dos caminhos que devemos percorrer até chegarmos lá. E no que diz respeito a dinheiro, não poderia ser diferente — temos de ter um planejamento financeiro para conhecer bem os nossos gastos e estabelecer metas para o que desejamos conquistar.

Por isso, separamos os três principais benefícios pelos quais é tão importante contar com essa estratégia. Independentemente da sua situação financeira, é fundamental incorporá-la à sua vida, para que se torne um hábito. Confira!

1. Permite um maior controle de gastos

A vantagem mais evidente de um planejamento financeiro é ter um controle maior sobre as suas receitas e despesas. Ao manter um registro dos valores que você ganha e gasta — seja em um caderno, em uma planilha no computador ou com auxílio de um aplicativo especializado —, é possível saber quais são os custos mais significativos e aqueles que poderiam ser evitados.

Assim, fica mais simples fazer o uso consciente do dinheiro. Você conseguirá economizar ao cortar supérfluos e consumir produtos, serviços ou investir em atividades que realmente sejam pertinentes para a sua vida e a da sua família.

2. Evita o acúmulo de dívidas

As dívidas são uma das maiores barreiras para a saúde financeira, se não houver um planejamento para quitá-las. Ainda pior que isso é acumular dívidas sobre dívidas, arcar com juros e outros encargos e ter que lidar com uma situação que parece interminável.

Por meio de um planejamento adequado, quem está endividado consegue fazer uma contenção de despesas de modo a diminuir gradualmente o seu saldo devedor e não gerar novas dívidas.

Depois de regularizar essa situação, o consumidor terá mais poder sobre o seu dinheiro e conseguirá pensar em investimentos e na realização de seus objetivos.

3. Ajuda a realizar sonhos

Para alcançar um sonho, é preciso pensar no futuro. Trata-se de estabelecer um alvo, pensar nas etapas necessárias até atingi-lo e se manter com foco na direção dele. E a melhor maneira de ter sucesso com um projeto para o futuro é com um bom plano.

Ao gerenciar suas finanças com dedicação, você saberá o quão distante está do seu sonho. Pense no caso de uma viagem de férias, por exemplo. Com o planejamento apropriado, você será capaz de determinar questões como:

  • se é possível alcançar o objetivo em curto, médio ou longo prazo;
  • quanto será necessário poupar por mês até o dia da compra para pagar o valor à vista;
  • qual o impacto no seu orçamento se o pagamento para alcançar esse sonho for parcelado.

Portanto, é preciso ter em mente que o dinheiro é um componente essencial para conseguirmos aquilo que desejamos. Com um planejamento financeiro e uma visão fiel da situação do seu capital, você terá ótimas condições de tomar boas decisões e permanecer distante de armadilhas como os juros do cheque especial ou do cartão de crédito.

Gostou de saber mais sobre os benefícios de um planejamento financeiro? Então, ajude a fazer este conteúdo chegar às pessoas que mais precisam dessas informações. Compartilhe o post nas suas redes sociais!